top of page

A DES

Fotografia com fundo branco e seis livros de cores e tamanhos diferentes, dispostos em pé.
Fotografia com fundo branco e seis livros de cores e tamanhos diferentes vistos de cima, deitados em uma superfície.

des é uma editora e espaço de pesquisa e produção em artes visuais, com foco em fotografia contemporânea, coordenada pela artista sarah uriarte, atuando na cidade de itajaí, sc, desde 2014.

inicialmente criada para autopublicação, hoje a editora foca em projetos editoriais com outres artistas que pensam e produzem fotografia contemporânea dentro do campo da publicação de artista, em especial mulheres e pessoas lgbtqiap+. ainda, trabalhamos com projetos de formação e pesquisa com ações abertas à comunidade, o que resultou na criação do selo editorial aprender fotografia, voltado à materiais vinculados à educação e/ou sobre processos de aprender e ensinar fotografia.

como uma editora de uma pessoa só, a des trabalha com artistas designers revisores produtoras etc diferentes a cada projeto. quer propor algum projeto com a gente? lembrou de algum artista que precisamos conhecer? chega pra conversa!

QUEM FAZ

sarah uriarte é artista visual, professora e produtora cultural. mestra em artes visuais pela udesc, especialista em gestão e produção cultural e formada em fotografia pela univali, com bolsa de intercâmbio na parsons the new school for design, universidade de sevilha e academy of arts university. é professora nas áreas de fotografia e artes visuais na educação básica (colégio de aplicação univali) e no ensino superior da universidade do vale do itajaí, e em cursos livres. participa das câmaras setoriais de artes visuais e de produção cultural do conselho municipal de políticas culturais de itajaí, e é atualmente conselheira estadual de cultura de sc na cadeira de artes visuais. 

pesquisa relações entre fotografia e outras linguagens, em especial performance e escrita, a partir de mulheres artistas, pensando trabalhos que se articulam a partir de conceitos do campo fotográfico como composição, enquadramento, edição e montagem, e dos processos de tradução, e se utilizam de diversas materialidades como suporte, principalmente fotografias, vídeos, textos, leituras e publicações impressas. nos últimos anos tem se interessado especialmente por práticas de acessibilidade visual.

sarahuriarte.com

bottom of page